Curso Recepcionista de Hotel

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Sobre O Curso

O hotel é um estabelecimento especializado em oferecer acomodações,
refeições, entretenimentos e outros serviços para o público. O principal objetivo
deste estabelecimento comercial é alojar hóspedes ou viajantes.
Esse meio de hospedagem é classificado geralmente de um a cinco estrelas,
de acordo com o conforto, luxo e serviços oferecidos. Muitos hotéis
disponibilizam também serviços de alimentação, eventos e outros para
propiciar maior satisfação e permanência aos seus hóspedes.
Hotelaria é uma indústria de bens de serviço. Como qualquer indústria, possui
suas características próprias de organização e sua finalidade principal é o
fornecimento de hospedagem, alimentação, segurança, e vários outros
serviços coligados à atividade de bem receber.

O recepcionista é o profissional que deve recepcionar e tratar de pessoas. O
trabalho de recepção é encontrado principalmente em meios de hospedagem,
empresas, consultórios médicos, autoridades públicas, hospitais, etc.

O objetivo do profissional de Hotelaria é recepcionar, identificar, direcionar e
orientar hóspedes sobre os serviços de hospedagem, realizar check-in e check-
out, reservas e cadastro simpático,  amigável, responsável e muito profissional. Embora as funções de trabalho variem de hotel para hotel, há certas responsabilidades que todos os
recepcionistas de hotel devem ter.

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O Que Você Vai Aprender?

  • Recepcionar o hóspede na chegada e fazer o check-in, preencher a
  • documentação, proceder aos registros, destinar apartamento e hospedar o
  • hóspede.
  • -Fazer a preparação da chegada do hóspede com reserva, consultando a
  • relação de reservas do dia. Caso necessite, deve esclarecer dúvidas com a
  • chefia das reservas, antecipando procedimentos, como a separação da ficha
  • social do hóspede (nos casos de hotéis que possuem o sistema de ficha) e a
  • verificação do cadastro do hóspede e da empresa que efetuou a reserva no
  • hotel.
  • -Quando for necessário, realizar a mudança do hóspede de apartamento,
  • preenchendo o documento próprio e selecionando um mensageiro para realizar
  • o trabalho.
  • -Manter sempre o room rack (painel de situação dos apartamentos) atualizado.
  • -Conduzir à abertura das contas dos hóspedes, encerrar contas, lançar débitos,
  • efetuar descontos de acordo com as normas da empresa, controlar as faturas
  • dos hóspedes e efetuar correções (estornos).
  • -Anotar as ocorrências, anormalidades e informações importantes relacionadas
  • ao setor da recepção e ao hotel em geral no livro ocorrências.
  • -Quando o hotel possuir serviço de cofre, é necessário acompanhar o hóspede,
  • preencher a documentação necessária indicando o cofre e informar ao
  • hóspede sobre o manuseio e uso do mesmo.
  • -O recepcionista, nos hotéis que possuírem serviço de cofre individual no
  • apartamento, devem entregar a chave ao hóspede, orientá-lo sobre o segredo
  • e informá-lo se a utilização do cofre é cobrada ou não.
  • Fazer o preenchimento de relatórios sobre hóspedes sem reserva, sem
  • bagagem, hóspedes inconvenientes, hóspedes VIP, etc. (lembrando que cada
  • hotel possui um sistema e exigências diferentes sobre relatórios).
  • -O check-out (saída do hóspede) deve ser realizado com muito cuidado pelo
  • recepcionista. É importante controlar a fatura e gastos do hóspede, verificar a
  • forma de pagamento, separar e ordenar as notas e vales de despesas,
  • comunicar a saída aos setores, emitir o aviso de saída, e acompanhar o
  • hóspede em todos os sentidos. Em muitos casos, o fator decisivo da volta ou
  • não do hóspede depende do atendimento do check-out.
  • -É necessário preencher a lista de chamada do hóspede (despertar), quando o
  • hóspede fizer a solicitação no balcão. Esta informação deve ser encaminhada
  • para a telefonia.

Conteúdo Do Curso

Hotelaria

  • História da Hotelaria
  • O Profissional
  • Ètica Profissional
  • Classificação dos Hotéis
  • A Importância da Recepção
  • Atendimento ao Cliente
  • A postura do Recepcionista
  • Funções do Recepcionista de Hotel
  • Trabalhando a Boa Comunicação
  • Informática Básica
  • Dicas Para Trabalho em Equipe

Estudante De Classificações E Comentários

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